quaisseusDEZ18

Quais os seus planos para 2019?

Uma vida mais organizada pode ser um deles

Procrastinação. Já ouviu essa palavra? Além de complicar a nossa vida na hora de pronunciá-la, ela também nos complica na hora de cumprir planos, metas e obrigações. Procrastinar é adiar a realização de qualquer coisa que precisava ser cumprida. Isso acaba se tornando um hábito e pode ser muito prejudicial não só no nosso trabalho e ministério, mas também na nossa vida pessoal.Box quaisDEZ18

No mundo em que vivemos, com tudo tão rápido e tantas coisas ao nosso alcance pelo computador e pelo celular, fica ainda mais difícil conseguir se concentrar em apenas uma coisa e ir até o fim.

Quantos planos você fez para este ano e não conseguiu cumprir? Quantos já está pensando que não conseguirá cumprir no ano que vem? A procrastinação nos leva a sentimentos de ansiedade e estresse, e pode nos impedir, até mesmo, de conhecer mais o nosso Senhor.

Quantas vezes não começamos um ano nos comprometendo a ler a Bíblia inteira, ou a ter um tempo devocional todos os dias e não cumprimos nem metade disso? Ou quantas vezes nos programamos para começar uma dieta para melhorar a nossa saúde e ficamos postergando até que o ano terminou? São muitas as coisas que podemos perder por procrastinar.

Mas, calma! Algumas coisas podem nos ajudar a vencer esse hábito e realizar tudo aquilo que é importante para nós. A organização é o mais importante deles. E aqui vão algumas dicas para que você comece 2019 mais organizado e sem dar chances pra procrastinação:

ORE

A oração é o primeiro passo para ter planos e para conseguir cumpri-los. Como cristãos, dependemos do Espírito Santo, e Ele nos capacita, até mesmo, a cumprir as nossas tarefas.

Costumamos fazer o “Plano de Vida” todo final de ano, com as metas que gostaríamos de alcançar no ano seguinte. Essa é uma ótima maneira de começar a se organizar. Mas é muito importante fazer esse processo na companhia do Espírito Santo, orando para que o Senhor revele quais os planos dele para nós nos próximos meses.

Sem orar, ficamos apegados apenas às nossas vontades e não ouvimos a voz de Deus. Ele também nos auxilia naquilo que não sabemos fazer ou por onde começar. Por isso, seja qual for a questão, comece orando.

TRACE PEQUENAS METAS

Muitas vezes, colocamos objetivos altíssimos para nós mesmos e esperamos cumpri-los. É como quando queremos começar a nossa vida de oração – nunca paramos para orar por 15 minutos, e queremos nos comprometer a fazer isso por duas horas.

Quando fazemos isso, na maioria das vezes, não conseguimos cumprir o que gostaríamos, nos sentimos frustrados e desistimos. Por isso, é importante traçarmos pequenas metas a cada dia.

Se você quer ler a Bíblia, comece com um capítulo ou dois. Se quer ser mais produtivo no seu trabalho, realize as pequenas obrigações e tarefas, uma de cada vez. Quando percebemos que conseguimos realizar aquilo a que nos propomos – seja o que for – nos sentimos encorajados para continuar.

Você pode ter objetivos grandes, mas, se possível, quebre-os em pequenas tarefas. Por exemplo, se quer comprar um carro, comprometa-se a guardar pequenas quantias todo mês.

PROCURE FERRAMENTAS QUE POSSAM TE AJUDAR

Algumas pessoas funcionam muito bem com listas e agendas digitais. Outras precisam ter tudo anotado em papel. Não importa qual seja a sua preferência, escolha o que for melhor para você, mas comece a organizar os seus dias.

Use uma agenda para anotar as suas tarefas diárias; tenha um calendário para pode enxergar com facilidade os seus compromissos do mês. Listas de tarefas também são de grande ajuda.

Hoje, há muitas ferramentas que podem nos ajudar de diversas maneiras. Procure a que melhor se encaixa às suas necessidades e comece.

LIVRE-SE DO QUE TIRA A SUA CONCENTRAÇÃO

As redes sociais têm se tornado grandes ladrões de tempo. Entramos no Facebook ou no Instagram para ver uma coisinha e, quando percebemos, já estamos há uma hora rolando o dedo pelo feed.

Se percebemos que esse é o nosso caso, precisamos estar atentos. Comprometa-se a não ficar com o celular durante o trabalho ou durante o seu momento com o Senhor. Livre-se de tudo aquilo que pode tirar a sua concentração.

Alguns aplicativos, como o “Moment”, mostram quanto tempo passamos em cada aplicativo no nosso celular. É uma ótima maneira de enxergar aquilo que tem tomado o nosso tempo.

Outra maneira de impedir a falta de concentração é quando estiver no meio de uma tarefa importante, tenha à mão um papel onde possa anotar todas as outras coisas que vierem à sua mente e que precisam ser lembradas depois.

O Senhor tem muitos planos para nós no ano que está por vir. Basta estarmos prontos para ouvi-lo e para cumprir com tudo aquilo que Ele disser. E, então, quais os seus planos para 2019?