oreinodedeusFEV18

O Reino de Deus chegou

Vivendo uma vida de justiça, paz e alegria

Você gosta de boas notícias? Vemos tantas tragédias nos noticiários, tantas coisas ruins acontecendo em nossos dias que acabamos nos acostumando com isso. Mas todos nós gostamos de receber boas notícias, isso alegra o nosso coração. E a melhor notícia que podemos receber é a de que o Reino de Deus está no meio de nós. Ele chegou nas nossas vidas, nas nossas casas, nas nossas famílias. Não existe notícia melhor do que essa!

Mas, então, o que é o Reino de Deus? Quais são as suas características? No Novo Testamento, vemos um grupo de pessoas que parecia o mais correto. Os fariseus eram os mais justos quando se tratava de religião. Eles faziam orações, davam os dízimos, jejuavam, estavam sempre no templo. Eram corretíssimos em nome da religião. Mas isso não tem nada a ver com o Reino de Deus. Nada disso tem valor se não temos um novo coração e se não amamos as pessoas.

Um dia, a mensagem do Evangelho nos alcançou e a vontade de Deus é que, agora, nós possamos levar essa mensagem de graça e amor a outras pessoas. Ele quer nos usar para esse propósito.

Em Romanos 14:17-18, o apóstolo Paulo diz que “o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelo homem”. Ele começa dizendo aquilo que o Reino de Deus não é. Não tem a ver com comida e nem bebida, ou seja, não está apoiado nas coisas deste mundo, nos interesses do homem.Box oreinodedeusFEV18

Na continuação do texto, ele dá três características do Reino: justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Conhecer essas características nos ajuda a não ser como os fariseus e a viver uma vida que expressa o Reino por onde quer que andarmos.

JUSTIÇA

Muitos de nós vivem frustrados e sobrecarregados, porque acreditam que o Evangelho é baseado somente nas bênçãos, que quanto mais receberem mais satisfeitos vão ficar. Isso é um engano. A base da vida cristã é a justiça. Se buscarmos o Reino e a sua justiça, não precisaremos viver buscando bênçãos (Mt. 6.33).

Mas, qual é o significado de justiça? Verdade, integridade, retidão. Nosso Deus é um Deus justo e Ele abomina quem pratica a injustiça. Quando esteve na terra, Jesus não pregou uma religião, Ele anunciou o Reino de Deus. E este é um Reino de justiça.

PAZ

Paz é tranquilidade, harmonia. É muito mais do que ausência de guerras. A palavra no hebraico, “shalom”, quer dizer suprimento das necessidades, fartura nos celeiros, prosperidade, longevidade, saúde. Nosso Deus também é um Deus de paz (Jz. 6.24; Is. 9.6). E Ele quer trazer essa paz ao nosso coração.

Nosso pecado nos separou do Senhor, nos tornamos Seus inimigos. Mas Ele enviou o que tinha de melhor para nos tornar justos e para que fossemos feitos Seus amigos. A verdadeira paz é a reconciliação do homem com Deus, é a possibilidade de uma nova vida, um novo coração.

Muitos têm vivido angustiados e atormentados pelo seu passado. Não têm experimentado dessa paz que transforma e aquece o coração. Mas a Palavra diz que Jesus “é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” (Hb. 13.8). Ele é o Senhor do nosso ontem. Então, uma vez que nos arrependemos e confessamos os nossos pecados, Deus age em todas as coisas para o nosso bem (Rm. 8.28) e nos dá a chance de viver uma nova vida.

Nós podemos avançar! Deus já está em paz conosco, agora cabe a nós nos achegarmos a Ele (Tg. 4.8).

ALEGRIA

O Reino de Deus é um Reino de alegria, e ela é parte do fruto do Espírito. O mundo nos oferece muitas coisas, mas nada se compara à verdadeira alegria, o nome dela é Jesus Cristo!

Se nos arrependemos e recebemos um novo coração, nada nos satisfaz mais do que o Senhor. Só somos completos com Ele. É nele que encontramos a plenitude de alegria (Sl. 16.11). Ele nos enche de ânimo, de força e de coragem (Ne. 8.10). Isso não tem a ver com dinheiro e bens materiais, vai muito além. E é essa certeza que nos ajuda a permanecermos alegres em meio às tribulações.

O Reino de Deus chegou! E ele é cheio de justiça, paz e alegria. Você faz parte dele?

 

RonaldoBezerra