reserveumtempo02

Reserve um Tempo Para Deus

Aproxime-se dele e Ele se aproximará de você

“Mantenha os olhos fixos à frente; não se distraia com coisas fúteis. Olhe sempre por onde anda, e que o chão onde pisar seja bem firme. Não olhe nem para a direita nem para a esquerda: e fique bem longe da maldade.” Provérbios 4.25-27 (A Mensagem)Box reserveumtempo

Não é irônico que, apesar de todos os “economizadores de tempo” propiciados pela tecnologia moderna, parece que temos cada vez menos tempo um para o outro? Micro-ondas, controle remoto, lava-louças e computadores deveriam nos poupar um tempo valioso. Mas o que aconteceu com esse tempo extra? Acabou devorado por outras atividades. E, muito provavelmente, nem sequer atividades que nós escolheríamos fazer, mas simplesmente apareceram. É como se nos tornássemos bombeiros que, sem planejamento algum, dedicam-se a apagar focos de incêndio conforme vão aparecendo, ao invés de atacar o fogo no seu ponto principal.

Assim, filhos vão ficando de lado, cônjuges se distanciando, o urgente toma o lugar do importante e o relacionamento com Deus só vai perdendo posições no ranking. Mas podemos reconquistar um tanto desse tempo se estabelecermos objetivos e reservarmos um tempo para alcançá-los.

O capítulo 4 de Provérbios mostra o conselho do rei Salomão para alcançar objetivos. Em essência, tudo se resume a saber aonde você está indo, estabelecer uma rota direta para chegar lá e não se desviar. Essa é a abordagem que precisamos assumir se desejamos alcançar nossos objetivos na vida cristã.

Então é preciso ter muito claro, em primeiro lugar, que fomos chamados para viver um estilo de vida que tenha Deus como prioridade absoluta. "Alguém com prioridades fundamentadas em Deus e em Sua Palavra sempre obterá benefícios para sua vida e a de todos aqueles que estão ao redor", escreveu o Pr. Carlos Alberto no seu último livro, “Uma vida com prioridades”. Precisamos dar a Ele o lugar que é dele. Consequentemente, todas as outras coisas irão se alinhar.

“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo”, disse o profeta Oséias. E completou: “Tão certo como nasce o sol, Ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de primavera que regam a terra” (Os. 6.3).

Um esforço nosso é requerido, e a promessa da Sua presença em nosso coração não só nos enche de esperança, como transforma a ansiedade em paz. Uma paz que excede todo entendimento (Fl. 4.7).

A pergunta agora é: “Como obter tempo?” Simples, identificando e eliminando algumas das coisas boas que estamos fazendo para que tenhamos tempo para as melhores. O sentido da vida não é encontrado em dinheiro, esportes, compras, sucesso acadêmico ou realizações profissionais, por melhores que sejam. Ele é encontrado nos relacionamentos – primeiro com Deus e depois com as pessoas.

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu” (Mt. 6.19-20).

Olha como Jesus reforçava com Suas palavras a importância de valorizar relacionamentos. Somos realmente ricos quando temos profunda intimidade com Deus e, através dele, com o próximo. E só vamos verdadeiramente valorizar isso quando nossa prioridade for Ele, porque “onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mt. 6.21).

Não façamos dos “economizadores de tempo” ladrões de prioridades. Não deixemos que o urgente tome o lugar do importante. Sigamos o sábio conselho de Cristo:

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt. 6.33).

Separemos tempo de qualidade para nos relacionar com Ele e descansemos nas palavras de Tiago:

“aproximem-se de Deus e Ele se aproximará de vocês” (Tg. 4.8).

 

MartaFerreira