vocequerviverOUT17

Você quer viver até os cem anos de idade?

O escritor escocês Thomas Carlyle afirmava que “o homem sem propósitos é como um barco sem leme - um vira-lata, um nada, um ninguém”. A falta de propósito gera desesperança, angústia, dúvida constante, perguntas sem resposta. A esperança é tão essencial para nossa vida como o ar e a água.

Um reconhecido cirurgião americano, o Dr. Bernie Siegel, autor de diversos livros sobre a importância do processo de cura ir além da utilização de medicamentos, descobriu que podia prever qual de seus pacientes com câncer apresentariam melhoras, ao perguntar: “Você quer viver até os cem anos de idade?” Os que tinham profunda noção do propósito de sua vida respondiam sim, e eram aqueles com maiores probabilidades de sobrevivência.

Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo. Neste exato momento, você pode estar sendo dirigido por um problema, por pressão ou por um prazo limitado. Você pode estar sendo dirigido por uma lembrança dolorosa, um temor pungente ou uma crença inconsciente.Box vocequerviverOUT17

Existem centenas de situações, valores e emoções que podem dirigir sua vida. Muitos são dirigidos pela culpa, manipulados por suas lembranças. Ou pelo rancor, pela raiva, e se apegam a mágoas, sem jamais superá-las. Muitos também são dirigidos pelo medo, e se auto impõem um cárcere que os impede de se tornarem o que Deus pretende que sejam. Alguns são dirigidos pelo materialismo, escravos do impulso de sempre querer ter mais. E também têm aqueles que são dirigidos pela necessidade de aprovação, sendo dominados pelas expectativas dos pais, cônjuges, filhos, professores ou amigos, preocupados com o que os outros poderiam pensar. Já parou para se perguntar o que dirige sua vida?

Nada é mais importante do que conhecer os propósitos de Deus para sua vida, e nada pode compensar o prejuízo de não os conhecer: nem o sucesso, nem as riquezas, nem a fama, nem os prazeres. Sem um propósito, a vida é um movimento sem sentido. Sem um propósito, a vida é trivial, não tem relevância ou esperança.

Ficamos sem alicerce sobre o qual fundamentar decisões. Sem direção. É viver tentando ir além de algo que nem sequer conseguimos definir - e isso causa estresse e cansaço, gerando conflitos e multiplicando a tristeza e a frustração. É se tornar um spinner, girando em um ritmo frenético sem jamais chegar a lugar algum. Conhecer o propósito de sua vida faz com que ela tenha sentido.

A capacidade de focalização pode ser verificada na luz. A luz difusa tem impacto e energia reduzidos, mas você pode concentrá-la ao focalizá-la. Com uma lente de aumento, os raios do sol podem ser direcionados, a fim de atear fogo à grama ou a um pedaço de papel. Quando a luz é ainda mais concentrada, como em um raio laser, ela pode cortar o aço. Não há nada tão potente como uma vida direcionada, que é vivida com um propósito.

Os homens e mulheres que mais influenciaram a história foram os mais concentrados numa direção. George Bernard Shaw escreveu: “Esta é a verdadeira alegria da vida: ser usado por um propósito reconhecido por você mesmo como digno”. Você não foi posto na terra para ser lembrado, mas para se preparar para a eternidade.

Agora pense: você quer viver apenas cem anos ou a esperança que bate no seu coração o conduz à eternidade? Pergunte-se novamente: o que dirige sua vida?