umadadivadedeusMAI17

Uma dádiva de Deus

O poder transformador da maternidade

Mãe é uma palavra tão doce. Fala de um amor de renúncia, que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Há muitas exceções, é verdade, mas no geral é isso que define uma mãe. É um sentimento indescritível, nos emocionamos a cada gesto, a cada palavra nova, acompanhamos o crescimento dos nossos filhos.Box umadadivadedeus

Com certeza sua mãe deixou alguma marca na sua vida. Talvez você tenha puxado algum trejeito dela, ou se lembre de uma receita que só ela sabe fazer. Uma mãe sempre deixa uma marca na vida dos seus filhos que nunca será apagada, seja ela boa ou ruim.

A Bíblia conta a história de muitas mulheres e da sua influência na vida dos seus filhos. E há diversos aspectos que podemos aprender com as suas atitudes.

Nossas escolhas determinarão o nosso futuro

A Bíblia fala que “o que o homem semear isso também colherá” (Gl. 6.7). É impossível colher algo diferente do que plantamos. Por isso, as escolhas que fazemos hoje vão determinar o que vai acontecer no futuro.

Sara recebeu uma promessa do Senhor: ela teria um filho, mesmo já sendo mais velha e estéril. Mas o tempo foi passando e ela acabou sendo levada por suas emoções. Em Gênesis 16.2, Sara diz a Abraão:

“Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela”.

Abraão se deitou com Hagar e assim nasceu Ismael. Tempos depois, a promessa do Senhor se cumpriu e Sara deu à luz Isaque. Hagar acabou sendo expulsa com seu filho para morrer no deserto.

A precipitação e a falta de fé de Sara fizeram com que ela fosse controlada por suas emoções, e o resultado foi um conflito que dura até os dias de hoje. Muitas vezes acabamos nos deixando dominar pelos nossos sentimentos e tentamos arrumar um jeito de cumprir as promessas de Deus à nossa maneira. Nos precipitamos em nossas atitudes e nossas palavras, e causamos confusão na nossa casa.

Só o Espírito Santo pode nos ajudar, precisamos deixar que Ele faça a Sua obra em nós, que Ele cuide de cada situação das nossas vidas e nos dê direção.

A obediência sempre trará a benção de Deus sobre a nossa geração

Timóteo, discípulo de Paulo, era fruto de um casamento misto – seu pai era grego e sua mãe, judia. A Bíblia dá a entender que seu pai não se converteu ao judaísmo ou ao cristianismo, já que o menino não havia sido circuncidado ao nascer (At. 16.3). Mesmo assim, desde pequeno, Timóteo foi ensinado nas Sagradas Escrituras por sua mãe Eunice e sua avó Loide (2 Tm. 3.15) e era conhecido por sua boa conduta.

Eunice poderia ter dado muitas desculpas para não ensinar Timóteo nos caminhos do Senhor. Mas ela sabia o que era mais importante. Precisamos parar de arranjar desculpas e aceitar a nossa responsabilidade como mães. Muitas vezes falamos a tantas pessoas sobre o Evangelho, mas não falamos para os nossos próprios filhos. Somos carinhosas com todos ao nosso redor e nossos filhos estão clamando por encorajamento, um olhar, um abraço. Nosso testemunho e o nosso exemplo dentro de casa é que vão fazer a diferença.

Deus nunca nos abandona

Expulsa da casa de Abraão e Sara, Hagar andou errante pelo deserto. Ela não sabia para onde ir. Foi jogada naquele lugar junto de seu filho para morrer, sofreu rejeição, ingratidão e escassez. Quando estava sem saída, recebeu a visita de um anjo do Senhor dizendo que Ele cuidaria dela e faria de Ismael uma grande nação.

Quantas mulheres passam por algo semelhante hoje. Criam seus filhos sozinhas, são mães solteiras que, muitas vezes, não recebem pensão e nem têm contato algum com o pai das crianças. Enfrentam dificuldades, desafios e se sentem sem direção, sem saber como proceder ou para onde ir.

Por pior que a nossa situação possa parecer, por mais errados que tenham sido os nossos caminhos, Deus é a nossa solução e Ele tem uma aliança conosco e com a nossa casa. Ele é a nossa provisão, o nosso ajudador!

Você é uma mulher honrada e uma mulher que Deus quer usar. Confie no Senhor e lance sementes de amor e da Palavra na vida dos seus filhos.

“Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças” (Is.54.13).

Feliz dia das mães!

 

SuelyBezerra