rumoDEZ18

O melhor está por vir

Não é chavão, é a realidade de Cristo em nós!

Estamos às portas do início de um novo ano. E será um ano todo especial, pois a nossa Comunidade vai completar 40 anos de vida! Mas, antes de mais nada, cabe perguntar: Como foi 2018 para você? Para mim, este ano que está chegando ao fim foi particularmente desafiador e, na Sua infinita misericórdia, o Senhor tem sido fiel e fortalecido meu coração com grandes sonhos para 2019. Tenho grandes expectativas de ver o que Deus fará no meio de nós. E você?

A frase “o melhor está por vir” virou mesmo um chavão e está constantemente na boca de vários cristãos. Tornou-se moda. Pastores, pessoas influentes no meio evangélico, rádios, TV, internet, até canções, têm veiculado esta expressão como uma espécie de “slogan”. Diante dos problemas e adversidades, a “palavra de consolo” é: “Não se preocupe, o melhor de Deus para sua vida está por vir”.

O que se pretende afirmar com isso é que por mais que a vida tenha lá suas adversidades e problemas, aquele que sofre pode descansar, relaxar, pois haverá um dia em que as lutas cessarão, não haverá mais pranto e nem dor. Ou também coisas do tipo: “Você ainda não alcançou a sua “bênção”, mas ela está por vir”; “você ainda não conseguiu seu carro zero, mas ele está por vir”; “você ainda não recebeu a sua casa própria, mas ela está por vir.” O problema é que, à luz da Bíblia, esta expressão não soa nada bem, pois o melhor de Deus já veio: “Cristo em vós, esperança da glória” (Cl. 1.27).

Quando o Senhor Jesus afirmou a Seus discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo” (Jo. 14.27), Ele falava sobre a reconciliação com Deus, não sobre a ausência de problemas. Se assim não fosse, os discípulos não teriam ouvido dele que no mundo teriam aflições (Jo. 16.33). A despeito disso Ele ordena aos discípulos ter bom ânimo, o que demonstra que o consolo não estava em esperar a cessação das aflições, mas na certeza de que aquele que venceu o mundo estaria com eles todos os dias, inclusive em meio às dificuldades, até a consumação dos séculos (Mt. 28.20).

A certeza de que Jesus é o melhor de Deus e, portanto, suficiente para a sua vida levou Paulo a declarar: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Fp. 4.11-13). Sua alegria não dependia das circunstâncias, mas de estar na presença do Senhor Jesus.

Saber que o melhor de Deus para nós já veio deve nos levar ao entendimento de que até as tribulações e aflições não fogem a Seu controle, antes, são usadas por Ele para nos tornar cada dia mais parecidos com Jesus (Tg. 1.2-4).

Mas, então, o que é esse melhor que está por vir? É ter a certeza no coração de que por mais adversas ou sombrias que sejam as circunstâncias, não ficaremos prostrados no meio do caminho! A Bíblia diz que vamos de força em força, de fé em fé, marchando resolutos rumo ao nosso destino final: sermos mais parecidos com Cristo.

O Senhor nunca atrasa. Ele sempre age no tempo certo. Ele jamais perde o controle da situação. Quando Deus parece atrasar em Suas providências é porque Ele está preparando algo melhor e maior para nossa vida. O melhor sempre está por vir.

O apóstolo Paulo nos ensina em Filipenses 3.13-14 a esquecer as coisas que para trás ficam e avançar para as que estão adiante. E esse avançar só será possível se você realmente esquecer o que precisa ser esquecido e lembrar somente aquilo que precisa ser lembrado. Avance para o alvo em 2019! Não fique acomodado. Há um prêmio a ser conquistado. E esse prêmio é a oportunidade de, a cada dia, você ficar mais parecido com Jesus. O melhor está por vir!

O que passou, está no passado. Não define nosso presente. Hoje é um outro tempo. Outro calendário. Um novo “cronos”, que traduz também um novo “kairós” (tempo de Deus) para nossa vida. Acredite, ainda dá para ser feliz. Não somente acredite, lute para isso também. No entanto, é preciso confiar em Deus, sabendo que Ele está no controle de tudo. Quando confiamos nele, sabemos que o melhor ainda está por vir!

A Comunidade completará 40 anos em 2019. Vamos juntos rumo ao futuro! Um futuro de paz, como diz em Jeremias 29.11-13, em que vamos buscar ainda mais de Deus, de todo o nosso coração e de todo o nosso entendimento (Dt. 6.5). Meu coração arde por ver o que Deus fará no futuro de sua igreja, porque o melhor ainda está por vir!

Por isso, acredite no amor, pratique o bem, libere o perdão, seja parceiro da paz; sepulte o orgulho e ressuscite a criança que ainda mora em você. Volte a celebrar a vida e deixe a sua alma dançar no ritmo da alegria. Exercite a solidariedade e respeite o próximo. Confie em Deus e acredite que há esperança. O melhor ainda está por vir!

 

CarlosAlbertoBezerra02