sempreDEZ18

Sempre é natal para mim

Deixe a alegria de Cristo brilhar em você

O Natal é um momento fundamental na história da humanidade, é o surgimento de uma esperança, é o cumprimento da promessa de Deus de perdoar e reconciliar consigo mesmo o homem perdido, através do Seu próprio filho, Jesus.

O nascimento de Cristo, fruto do coração amoroso desse Pai que doa tudo a todos que nada merecem, significa a real possibilidade de transformação e salvação do ser humano. Portanto, ninguém conseguirá ser melhor e agradar a Deus enquanto não experimentar o verdadeiro Natal, que é “Cristo em vós, a esperança da glória” (Cl. 1.27).

Eu tenho lembranças lindas do Natal. Para mim, é uma festa muito significativa. Mesmo antes de me tornar cristão, eu gostava dessas reuniões natalinas, por causa do valor que meus pais davam a isso. Desde minha infância, esta época do ano é para mim sinônimo de ceia em família, visitas de parentes e amigos em casa, e presentes. Mas depois da minha experiência de novo nascimento em Cristo, o Natal passou a ser uma celebração de todo dia. Eu costumo cantar uma canção que diz: “Sempre é Natal pra mim”. Pois hoje, Cristo continua vivendo Sua vida através de cada um de nós que cremos nele. Esta é a grande experiência da minha vida.

Muitos religiosos acham que é errado comemorar o Natal. Mas é importante sabermos que todo legalismo é perigoso. A árvore, por exemplo, é apenas um entre outros símbolos desta festa. É verdade que para alguns é só comércio, mas esse não é o ponto. O importante é que nesta época do ano Jesus seja lembrado, reconhecido, vivido. Então, por que não aproveitarmos aquele símbolo reconhecido no mundo inteiro para divulgar o cristianismo? É uma maneira de mostrar aos povos não-cristãos como nós valorizamos e celebramos a vinda de Jesus até nós. É uma ocasião para falarmos de Cristo, que veio ao mundo buscar e salvar todo aquele que nele crer.Box sempreDEZ18

Devemos compreender que há dois natais. O Natal da manjedoura e o Natal do Calvário. No primeiro, Cristo veio a este mundo para expressar Seu imenso amor por nós. No segundo, Ele entregou Sua vida na cruz, nos incluindo em Sua morte e ressurreição, a fim de fazer de nós novas criaturas. Através do sacrifício de Cristo experimentamos a libertação de toda a nossa miséria, e sendo incluídos na Sua ressurreição, ganhamos a possibilidade de viver uma nova vida.

Acima de tudo, como famílias cristãs, devemos lembrar que este é um tempo de solidariedade, de unidade, de comunhão; um tempo de declararmos nosso compromisso de serviço recíproco; um tempo de paz, harmonia e de felicidade interior. Esses são os valores que devemos celebrar.

O Natal também fala da renovação de aliança de Deus para com o homem, através de Cristo, e do homem para com o seu semelhante. Então, Natal é todo dia! Muitas pessoas vivem de forma diferente – ou tentam viver – apenas nesta época do ano. O problema está na concepção errada que elas têm a respeito do que é comemorado e do valor que isso tem para toda a humanidade. Sem compreender o real significado do nascimento de Cristo, as pessoas apenas atendem aos apelos festivos e comerciais deste período. Para muitos, o Natal é só um dia para comer e beber bastante. Esse não é o sentido cristão do Natal, que deve ser gratidão a Deus pela tão grande salvação em Cristo Jesus. E isso deve acontecer o ano todo, todos os dias.

A humanidade recebeu em Jesus o maior presente que poderia existir: uma vida nova, uma vida de esperança. Esperança e alegria de uma vida vivida na plenitude do amor de Deus, e que só Jesus pode produzir. Como registrado em Lucas 2.10-11:

“Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor”.

É preciso falar alegremente da alegria, cantá-la como os anjos na noite do nascimento de Jesus. Com certeza, esse canto ecoará em nossos corações cada dia do ano, lembrando que sempre é Natal, que sempre Cristo renasce em nós e no nosso próximo!

Ele vem para nos salvar do pecado, do mal e da morte. Ele traz a redenção e o perdão. Ele oferece-nos o amor gratuito de Deus e a vida eterna. Ele dá-nos a Sua alegria, alegria alicerçada na fonte inesgotável do dom infinito do Pai. "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor" (Lc. 2.14).

A alegria do Natal é uma pessoa. A alegria do Natal é Jesus. Deixe que essa alegria brilhe através de você, da sua vida, das suas palavras, das suas atitudes. Não só agora, mas o ano todo!

Aproveite a época do ano para, ao lado de seus mais queridos amigos, familiares e irmãos, expressar gratidão e louvor ao amoroso Pai que resolveu fazer do seu coração a manjedoura onde Seu Filho Jesus haveria de nascer a cada dia. Faça deste seu coração a eterna morada do Cristo de Deus, que ressuscitou e vive Sua nova vida em mim e em você, para fazer de nós instrumentos nas mãos dele, a fim de abençoar todas as famílias da terra. Feliz Natal!

 

CarlosAlbertoBezerra02