gracaimensuravel02

Graça imensurável 

O maravilhoso presente de Deus para você

A Graça é o favor imerecido que Deus concede a nós. Quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador, Deus derrama sobre nós a Sua graça. Não merecíamos a salvação, o perdão e o amor de Deus. Mas mesmo sem merecer, Deus nos dá incontáveis bênçãos.

Box gracaimensuravel

No livro de Efésios 1.3 está escrito:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.”

O apóstolo Paulo trata deste assunto descrevendo o estado pecaminoso em que o ser humano se encontra, mas também trata deste assunto da graça de Deus sobre todos os homens. Podemos descrever a Graça de Deus como:

  • Um dom gratuito que Deus concedeu a todos aqueles que têm fé em Jesus Cristo, pois Deus não faz acepção de pessoas.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2.8-9

Fomos presenteados e surpreendidos com o amor imensurável do nosso Pai Celestial! Recebemos a graça porque Deus é bom e misericordioso! Em João 3.16 conseguimos ter uma ideia da dimensão deste amor:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”

  • Um ato soberano de Deus ao homem. Ela nos justifica nos livrando da condenação eterna.

Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1.14

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.” Tito 2.11

Uma vez que fomos alcançados pela graça, somos livres de toda condenação do pecado. Mas esta liberdade não é a permissão para fazer tudo que desejo, pelo contrário, tem a ver com o novo coração e a mudança que o Senhor fez em minha vida! Não há graça sem submissão! Sem Cristo o homem está condenado, é escravo do pecado, vive debaixo de um julgo pesado e mortal. Em Cristo, pela graça, somos livres da condenação, nos tornamos escravos da justiça e do amor, conforme está escrito no texto de Romanos 6.14-18:

“Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma! Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.”

A Graça nos leva a nos submetermos totalmente ao Senhorio de Jesus Cristo!

A Graça de Deus transforma o caráter do homem e lhe dá uma nova identidade, pois a palavra afirma em Romanos 3.24 que fomos justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

  • Um ato inafiançável, ou seja, não tem como pagar, seja por obras ou por doações.

E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.” Romanos 11.6

Há pessoas que se julgam boas pelo fato de não terem um determinado vício ou também porque praticam boas obras, acreditam que isto é suficiente para serem aceitas por Deus. Algumas podem até afirmar que são pessoas boas pelo fato de frequentarem semanalmente os cultos. Constantemente abordo pessoas na rua e a primeira pergunta que faço é: “Você está firme com Jesus?” A maioria responde que não vá à igreja ou vá só aos domingos. Elas respondem desta maneira porque realmente não experimentaram da graça imensurável em Jesus Cristo. Posso ficar numa garagem o dia inteiro, mas isso não fará de mim um carro. O fato de ir à igreja não garante que eu seja um cristão!

A Palavra de Deus nos ensina que não somos bons o bastante para merecer esta graça maravilhosa e nem são as nossas obras as que nos fazem merecedores. Romanos 3 afirma que não há um justo sequer, e que todos pecaram e se distanciaram da glória de Deus. O caminho da salvação é Jesus, a manifestação da graça de Deus aos homens.

  • Capacita o cristão

Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.” 2 Timóteo 2.1

Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” 2 Coríntios 12.9

A graça de Deus é suficiente! Onde abundou o pecado superabundou a graça! Não importa o quanto tentamos, ou o quanto achamos grande nosso pecado, Deus sempre tem mais graça do que você tem pecado! Quando nos arrependemos e nascemos de novo, Deus derrama Sua graça sobre nós. Através do seu poder somos fortalecidos e capacitados a cumprir Sua vontade!

Quando compreendemos e recebemos a graça, nós ganhamos novas forças para viver a vida com confiança e esperança em Jesus. E conforme Efésios 4.7, Cristo sempre tem uma medida de graça para nós.

 

SamucaMendonca