missionarioMAR18

Missionário ou campo missionário?

Todo ser humano ou é um missionário ou é um campo missionário. Você nunca entregou o seu coração ao Senhor Jesus? Então você é um campo missionário, e lhe digo: “Reconcilie-se com Deus. Venha e Jesus, e leve a Ele os seus pecados. Ele morreu na cruz por você, e diz: ‘Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso’ (Mt. 11.28)”.

Ele nos dá descanso e a resposta para os nossos problemas com o pecado – redenção, libertação e vida eterna. Assim, você se torna um filho de Deus, chamado para ser a luz do mundo. Portanto, ouça o que vou dizer aos missionários, pois você é um deles, se é que já disse sim a Jesus.

Um missionário está sempre preocupado com o bem-estar daqueles que quer alcançar. 1 Coríntios diz:

“A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas...” (12.7-10).

Que riqueza! Eles são muito significativos para você e para mim? Certamente que sim. Paulo diz a cada um de nós:

Box missionarioMAR18“Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons” (1Co. 12.31).

Sim, é isso que um missionário deve fazer! Como é importante alcançarmos aqueles dons como Deus os descreve em Sua Palavra através das cartas de Paulo em 1 Coríntios 12 e 14.

Então, descobriremos nas coisas do dia a dia o significado completo daquela maravilhosa palavra, a rica promessa que Jesus fez antes de ascender aos céus: “Mas, receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês” (At. 1.8). Os dons do Espírito são parte deste poder. Mas, não devemos nos esquecer de que entre 1 Coríntios 12 e 14, existe o capítulo 13. Lá, Paulo diz que embora tenhamos todos os dons, se não tivermos amor, nada seremos (v. 2).

Além dos dons, existe o fruto do Espírito – “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gl. 5.22). E lembre-se: todas as promessas são cumpridas em Jesus. Os dons e o fruto do Espírito são para você e para mim. Na verdade, todas as coisas estão centradas em Romanos 5.5: “Porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu”.

Quando estive em Israel, percebi que havia muito ódio e medo nos corações das pessoas. Uma noite, havia falado sobre o oceano do amor de Deus, disponível a todos por causa do Senhor Jesus; este amor está pronto para o nosso uso todos os dias, se dermos lugar em nosso coração para o Espírito Santo.

Depois da reunião, um jovem veio até mim e disse: “Agradeço a Deus pelo que ouvi hoje. O Senhor levou todo o ódio do meu coração. Agora eu posso perdoar totalmente. Eu tentava, mas não podia. Agora, recebi isso pelo Espírito Santo”.

Depois de uma reunião em Berlim, numa noite, de repente eu reconheci um homem que vinha em minha direção. Era um dos guardas do campo de concentração em Ravensbruck. Quando vi este homem, lembrei-me de todas as crueldades que ele havia cometido e senti amargura em meu coração. Mas, também senti uma onda de amor me inundando. Era o amor do Espírito Santo.

Este homem me disse: “No Natal, aceitei o Senhor Jesus. Ele levou todos os meus pecados. E, então, lhe pedi a graça de pedir perdão a uma das minhas vítimas. Esta é a razão pela qual estou aqui. Você me perdoa de todas aquelas crueldades?” Eu consegui pegar a mão dele. Se perdoarmos nossos inimigos, experimentaremos o oceano do amor de Deus como jamais havíamos provado.

Obrigado, Pai, em nome de Jesus, pelas imensas riquezas que nos estão preparadas se as recebermos pela fé. Obrigado porque todas as promessas da Bíblia são para nós. Obrigado porque então podemos cumprir nosso chamado missionário, não pela nossa força, mas pela Sua. Por favor, nos dê muitas oportunidades para fazer isso. O Senhor abrirá as portas fechadas? O Senhor tirará de nós toda a incredulidade e toda a confiança em nós mesmos, e, ao invés disso, nos dará fé e confiança no Senhor, pelo Espírito Santo? Amém.

*Trecho do livro “Não eu, mas Cristo”, da editora Candeia

CorrieTenBoom