sigaemfrente02

Siga em frente

Um navio ancorado no porto está seguro, mas navios não foram construídos para isso – Grace Hopper

Você, provavelmente, já ouviu alguém dizer que é bom começar bem, mas que terminar bem é o que realmente importa. O que ninguém falaBox sigaemfrente é que existe um processo entre começar e terminar bem, e que ele envolve um pequeno segredo: seguir em frente.

Talvez permanecermos onde estamos pareça mais seguro e tranquilo, mas assim não viveremos a vida abundante e significativa que o Senhor tem planejada para nós. Não fomos criados para ficar parados ou olhando para trás, mas para prosseguir, fazer planos, chegar a algum lugar.

Viver no passado pode gerar dois efeitos em nós: ou ficamos remoendo os fracassos, pensando em como seria bom se tivéssemos feito escolhas diferentes; ou relembramos os sucessos e pensamos como era bom aquele tempo que jamais teremos de volta.

Em Isaías 43.18-19, Deus fala ao Seu povo para não ficar apenas se lembrando das coisas boas que aconteceram, porque Ele vai fazer uma coisa nova, que logo vai surgir. Ele é o Deus do novo, que tem para nós planos de prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança (Jr. 29:11). Por isso, é melhor firmar os nossos olhos no que está por vir, mesmo que, muitas vezes, pareça ainda tão incerto.

Deus faz coisas novas e faz novas todas as coisas

“As coisas que eu prometi no passado já se cumpriram, e agora vou lhes anunciar coisas novas, para que vocês saibam antes mesmo que elas aconteçam” (Is. 42.9).

Servimos a um Deus criativo, que se agrada tanto em fazer coisas novas, quanto em renovar, fazer de novo aquilo que já existe. Tudo isso por causa do Seu grande amor por nós.

Quando ouviu Deus dizendo:

“Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?” (Jr 32:27)

“Clame a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece” (Jr. 33:3)

Jeremias estava encarcerado, vivendo uma situação muito difícil em sua vida e em seu país. Foi nesse contexto que Deus disse que faria coisas novas, impossíveis aos olhos humanos.

Além de renovar tudo nas nossas vidas, Deus também quer nos renovar. Assim como o oleiro, que do mesmo barro cujo vaso se estragou em suas mãos, faz algo novo, Ele não nos despreza, não desiste de nós (Jr. 18.1-6). Somos esses vasos, frágeis, mas que contêm um grande tesouro: a vida de Cristo em nós. Mesmo que pressionados não desanimamos, mesmo abatidos não somos destruídos, porque interiormente estamos sendo renovados dia após dia (2 Co. 4.7-18).

O que impede o novo?

É preciso remover o velho antes de estabelecer o novo. Em Lucas 5.36-38 Jesus disse:

“Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do que o remendo da nova não se ajustará à velha. E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho novo rebentará a vasilha, se derramará, e a vasilha se estragará. Ao contrário, vinho novo deve ser posto em vasilha de couro nova.”

Enquanto não nascermos de novo e deixarmos a nossa vida antiga para trás, não seremos cheios do Espírito Santo, que é o vinho novo. A vida velha não comporta o novo de Deus.

Após a experiência de ter coração e espírito novos, através deste novo nascimento passamos a experimentar novidades continuamente: é a renovação da nossa nossa maneira de pensar que nos faz experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm. 12.2). Isso serve para todos os aspectos: finanças, trabalho, família.

Os pecados também são parte da nossa vida velha. Se somos permissivos com as nossas transgressões, não experimentaremos o novo da parte do Senhor. Como declara o texto de Apocalipse 21.1-8, o novo céu, a nova terra, a nova Jerusalém e o “novas todas as coisas” pertencem aos que nasceram de novo e, pela renovação do Espírito Santo, abandonaram o passado. Não podemos experimentar a vida eterna se não tratarmos com o velho.

Como experimentar o novo de Deus agora?

Os que receberam a graça e a justiça de Deus reinarão em vida por meio de Jesus Cristo (Rm 5:17). O novo começa agora! Podemos experimentá-lo nos desembaraçando do pecado e correndo, com perseverança, a corrida que é a nossa vida, deixando-nos encher do Espírito Santo e colocando o Reino de Deus em primeiro lugar (Hb. 12.2).

Há uma vida cheia da vontade de Deus e de coisas novas esperando por nós, desde que sigamos em frente. Não é possível vencer se não entrarmos na corrida, mas se aceitarmos correr já somos mais do que vencedores. E, nesse processo, o que importa não é a nossa velocidade, mas a direção para onde corremos, sempre para frente, para Jesus e tudo o que Ele preparou para nós.

Talvez, 2016 tenha começado sem muitas expectativas para você. Mas Deus quer te mostrar todas as coisas novas que Ele quer fazer. Deixe para trás o que já passou, desvencilhe-se dos seus fracassos e sucessos do passado e ouça a voz do Senhor, faça planos. Há muitas coisas novas que Ele quer fazer! Ele é o Deus do novo!

 

CarlosAlbertoBezerra02