oqueeserigrejaSET17

O que é ser Igreja?

Nosso chamado para abençoar as cidades

Já há algum tempo temos falado sobre sermos uma igreja para a cidade. Uma igreja voltada para o próximo, eficaz, viva e santa. Estarmos ligados com Jesus significa que temos uma missão: abençoar as nossas cidades e os lugares onde estamos plantados. E só podemos fazer isso como igreja.

Mas o que exatamente é a igreja? Sabemos que ela não tem nada a ver com o prédio e nem com um lugar específico. Tem a ver conosco, com pessoas. Nós somos as pedras vivas que formam essa construção (1Pe. 2.5), a igreja de Jesus nesta terra.

Certa vez, Jesus disse a Pedro:

“Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu” (Mt. 16.18-19).

Ele nos deu as chaves para que possamos abrir as portas para que outras pessoas alcancem a salvação. Esse é o grande poder que Jesus deixou para a Sua igreja.

Como, então, podemos ser essa igreja eficaz, que vive o amor de Cristo, alcança o próximo e forma discípulos?

FAMÍLIA

Uma das definições que a Palavra dá sobre a igreja é a de família. Efésios 2.19 diz que não somos “mais estrangeiros nem visitantes. (Somos) cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele”. Ser igreja é fazer parte da família de Deus, formada por muitos filhos semelhantes a Jesus.

Família fala de laços, de aliança, de termos o mesmo sangue. Quando entregamos a nossa vida a Jesus, recebemos uma nova natureza (2Co. 5.17), a natureza de Deus, o Seu DNA. E se temos o DNA do nosso Senhor, temos o Seu amor em nós e somos capazes de amar as pessoas, de nos importar com elas e de cuidar delas. Isso é ser uma família, uns cuidando dos outros. Não existe igreja se não houver esse tipo de relacionamento.

MORADA DE DEUS

“Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus” (Ef. 2.20).

Nós somos a casa de Deus. Em João 14, Jesus fala com Seus discípulos sobre a vinda do Consolador e diz que Ele viria para habitar em nós (v.17). Desde o dia em que o Espírito Santo desceu, Deus passou a habitar dentro de nós. Não como um visitante, mas como um residente, o dono da casa.

É por isso que a vida cristã não é vivida pelas nossas capacidades, mas sim na força daquele que vive em nós. Jesus não está mais aqui, mas Ele deixou o Espírito Santo para nos capacitar, santificar, consolar e nos guiar a toda a verdade da Palavra. Como igreja, somos a habitação do nosso Senhor.

TEMPLO

No Antigo Testamento, o templo foi construído em Jerusalém para ser um lugar de sacrifícios, ofertas, orações e adoração. Hoje, com a nova aliança decorrente da morte e ressurreição de Jesus, Deus não está mais interessado em templos físicos, está interessado em pessoas. O texto de Efésios 2 continua dizendo:

“Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor” (v. 21).

Nós somos esse templo. E como um templo em que o Senhor habita, precisamos ter uma vida de adoração. E isso não é só quando estamos nos cultos ou nas células, é diário. Uma vida santa, de sacrifícios vivos oferecidos a Deus (Rm. 12.1), uma vida que O adora de todas as maneiras.

CORPO

Outra definição que a Palavra dá sobre a igreja é a de corpo (Ef. 4.16). Jesus é o cabeça e nós, como a Sua igreja, somos o corpo. Isso que dizer que somos membros uns dos outros e que trabalhamos como representantes de Jesus nesta terra.

Ele nos chamou para ser sal e luz, para refletir a glória do Senhor. Não somos igreja se não funcionarmos como um corpo que abençoa as outras pessoas. Será que Cristo tem sido representado em nosso dia a dia? Será que as pessoas têm visto algo diferente em nós? Se não, é porque não estamos vivendo como corpo.

Só vamos conseguir ser uma igreja para a cidade, que se importa com as pessoas e que cumpre o chamado de Jesus quando formos família, morada de Deus, templo do Espírito Santo e corpo de Cristo. Se alguma dessas características tem faltado em nós, não temos vivido como igreja e nem representado Jesus em nossos dias.

Faça uma análise de como tem sido a sua vida cristã. Você tem vivido como a igreja de Jesus aqui na terra?

AdhemarCampos