meudeuscomofacoJUL17

“Meu Deus, como faço para ler a Bíblia?”

Todos nós já nos deparamos com algum versículo ou capítulo que simplesmente não conseguimos compreender. Lemos, relemos e, mesmo assim, ainda ficamos com um nó na cabeça. Fique tranquilo, isso não é nenhum crime. Na verdade, faz parte do desenvolvimento da maturidade cristã. O grande segredo está em não desistir e continuar na caminhada procurando as respostas.

O Espírito Santo sempre será aquele que nos leva a ter verdadeiro discernimento para compreender o que o Pai fala através das Escrituras. Mas nós também podemos – e devemos – levar em conta algumas dicas que nos ajudem na hora de estudarmos a Palavra.

 

Quadro 01 b  

Como entender o que você lê?

Não entre em desespero se acabou de procurar pelo Filipe (Atos 8.26-40) da sua vida e ele não apareceu. Milhares de pessoas buscam uma forma ou método de como ler a Bíblia e conseguir realizar o desejo de estudar e interpretar corretamente, livro por livro, de Gênesis a Apocalipse, mas somente algumas pessoas conseguem ler e entender, e infelizmente a grande maioria acaba desistindo. Podemos não ter ao nosso lado o evangelista que ajudou o eunuco, mas temos o Espírito Santo, que ficará conosco até a volta de Jesus e que, com certeza, irá nos orientar na caminhada.

Mas, para tornar a jornada mais prática, eis algumas dicas que podem lhe ajudar:

· Elimine as distrações. Saia do computador, desligue a TV e o som. É muito difícil ler quando sua atenção está dividida. Ler atentamente significa que você precisa encontrar um local agradável, confortável e livre de distrações. Torne uma leitura divertida, pegando uma bebida, um lanche, e ficando mais confortável.

· Faça uma imagem mental do que você está lendo. Pense em si mesmo como um diretor de cinema e imagine a ação. Preencha o elenco com atores, se isso ajudar, e tente imaginar os eventos da forma mais realista possível. Ler dessa maneira pode ser muito mais divertido, e irá ajudá-lo a se lembrar e entender muito melhor o que você está lendo.

· Coloque-se no lugar dos personagens. Imagine-se no contexto da parábola que Jesus está compartilhando com Seus discípulos e pense em como você se sentiria.

· Pesquise palavras, locais ou ideias que você não reconhece. Isso irá enriquecer o hábito.

· Faça marcações no texto. Escreva perguntas na margem, sublinhe as coisas que você acha interessantes, destaque conceitos ou ideias importantes. Não tenha medo de fazer muitas marcas em seu texto enquanto você lê.

· Escreva um pequeno resumo. Esse tipo de interrupção na sua leitura vai fazer com que você guarde melhor certos princípios contidos nas Escrituras ou até comece a conseguir memorizar versículos.

· Escreva as perguntas que lhe ocorrerem sobre o que você leu. Isso pode lhe dar algo bom para refletir enquanto continua lendo. Talvez até possa ser ótimo para compartilhar com alguém.

· Anote suas opiniões. Escreva seus pensamentos sobre o versículo, capítulo ou livro que leu. Foque em como ele fez você se sentir. Peça orientação do Espírito Santo para compreender o que Deus queria ensinar naquele texto.

· Pense na aplicação pessoal. Qual é o princípio contido no texto? Como você poderia aplicar ele à sua vida? Que aporte ele traria?

4 dicas fundamentais para começar a ler a Bíblia

Quadro 03