preparandoocaminho02

Preparando o Caminho

FCG realiza curso para capacitar gestores a servir os imigrantes

Com as crises, guerras e tragédias naturais que têm assolado diversos países ao redor do mundo, milhões de pessoas têm deixado as suas Box preparandoocaminhocasas e buscado asilo em outros lugares. Só no Brasil, mais de oito mil pessoas são reconhecidas como refugiadas, sem contar as que estão pedindo refúgio. Os números só têm aumentado, mas, mesmo assim, a vida desses estrangeiros quando chegam em outros países não é das melhores: enfrentam desemprego, preconceito, fome.

A Fundação Comunidade da Graça, desde o seu início, trabalha para assistir cada cidadão em suas necessidades básicas de vida, como saúde, educação, inclusão e bem-estar social. E os que vivem no Brasil como refugiados são parte de um novo grupo, que também precisa de ajuda, apoio e proteção.

Por isso, em parceria com a ONG Preparando o Caminho, a FCG reuniu seus gestores e montou a primeira turma do curso “Preparando o Caminho para o Imigrante no Brasil”. Os temas estudados foram choque cultural, xenofobia, história da imigração no Brasil e história da religião, e aulas especiais com depoimentos de imigrantes e refugiados que vieram da Síria, do Congo, da Angola, da Bolívia, do Haiti e do Paquistão.

Para Cássia Vaccarelli, gerente do SASF Itaquera, o curso ajudou a sua equipe a atender melhor os estrangeiros que utilizam o serviço. “Ter um conhecimento mais técnico a respeito desse movimento de imigração e refúgio amplia a nossa compreensão sobre a real situação dessas pessoas no contexto global, isso atinge diretamente os nossos serviços, nos fez realmente pensar e agir com mais compaixão”, conta.

“No atendimento aos imigrantes podemos perceber sua fragilidade social ao viverem num país que pouco conhecem e onde pouco têm acesso”, explicou a assistente social da FCG, Ana Paula Nogueira. “O curso ampliou os nossos conhecimentos básicos sobre a cultura e a trajetória dessas pessoas, que vêm ao Brasil buscando a oportunidade de um recomeço e de segurança.”

Depois dos dois meses de aulas, os participantes do curso receberam o seu certificado de conclusão num dia muito especial, em que contaram com a presença dos estrangeiros que compartilharam suas histórias e do pastor e deputado estadual Carlos Bezerra Jr.

Em resumo do significado dessa especialização, fica o depoimento de um dos imigrantes, quando perguntado o que o Brasil significa para ele: “Imagine você no meio de uma grande tribulação, não sabendo para onde fugir e se esconder, não conhecendo ninguém e nem reconhecendo o espaço que lhe foi imposto, de repente vem alguém... (faz o gesto de um abraço bem forte e se cala).”