trilhasparacidade02

Trilhas Para a Cidade

Jovens da Comunidade da Graça se reúnem para levar vida no carnaval

“Estamos cansados de ver os jovens da nossa cidade se matando com drogas, sexo, álcool e todo tipo de imoralidade. Se tem uma data em que temos que estar na rua é o carnaval, pois fomos chamados para levar luz onde há trevas.” Foi com essas palavras que Elton Cardoso, líder de jovens da Comunidade da Graça Sede explicou a nova programação de carnaval na Vila Carrão. Inspirados pelo trabalho realizado em Guarulhos já há quatro anos, eles realizaram o Trilhas, com o objetivo de levar a Palavra de Deus no feriado.

Nos dias prévios, todos os jovens foram encorajados a um tempo de jejum e oração em favor de tudo o que aconteceria durante esse período. E então, já na sexta-feira à noite, o MAG Fire agitou a todos e marcou um tempo de consagração e busca a Deus. O nome forma a sigla Fogo Interno, Revolução Externa e expressa exatamente o intuito do momento.

“Esse é um projeto de impacto evangelístico, tem o objetivo de alcançar o próximo e cumprir com a nossa missão de pregar o evangelho”, explica Elton. Foi o que se viu em cada dia de evento. No Ceret (Centro Esportivo e Recreativo do Trabalhador), parque na região da Zona Leste de São Paulo, os jovens e adolescentes distribuíram garrafas de água e demonstraram amor e prontidão para conversar e ajudar quem precisasse.

Eles ainda contaram com convidados especiais nas reuniões, como os pastores Fernando Diniz, da CG Guarulhos, e Raulzão, da Comunidade Radar, e as bandas Atos 10 e Storge2.

Em Guarulhos, os jovens têm visto os frutos de todo o trabalho nos cinco dias de Trilhas. Segundo o pastor Samuel Mendonça, líder do MAG, desde o projeto, em todos os cultos a igreja tem recebido visitantes que foram abordados nas ruas.

Ele explica que, neste ano, eles formaram uma equipe de treinamento para ajudar os participantes a serem eficazes no evangelismo para que mais pessoas possam ser alcançadas e se entreguem a Deus. “Nos outros anos nós abordamos muitas pessoas, mas não conseguíamos manter o contato para que elas permanecessem”, conta. “Dessa vez, nós todos estávamos bem preparados e pudemos abençoar muito mais pessoas que têm sido impactadas pelo amor de Jesus.”

As reuniões, que neste ano envolveram toda a igreja em algumas ocasiões, contaram com a presença de Nova CLTV, Storge2, Conversamba, Borracha Beat Box, Pedro do Borel e pr. Paulinho. Além de apresentações artísticas dos próprios jovens e adolescentes.

Na Comunidade da Graça no Jardim São João, também em Guarulhos, o Trilhas aconteceu pelo segundo ano consecutivo e também teve um impacto incrível naqueles que participaram de toda a programação e nas mais de 800 pessoas que foram abordadas nas ruas.

A programação que aconteceu entre a sexta e a segunda-feira de carnaval contou com a presença do pastor Ronaldo Bezerra e a Banda Sou de Cristo, que esteve no “Na Pegada” e foi responsável por uma noite de louvor ao ritmo do samba. No sábado, todos saíram para o evangelismo de rua, onde distribuíram garrafas de água, pulseiras representando a história da salvação e muitos abraços. Com violões e faixas – com os dizeres “posso orar por você?” e falando sobre o amor de Deus –, criaram momentos de reflexão e quebrantamento entre os que passavam.

Para o pastor Flávio Santos, a experiência deste ano foi ainda melhor que a do ano passado. “Tivemos a presença de amigos queridos em cada parte da programação e pudemos aprender na prática sobre o evangelismo criativo, que alcança as pessoas para Jesus. Foi bom demais irmos para as ruas para falar daquele que nos amou.”

Os três grupos já estão se preparando para o que vai rolar no ano que vem, para que mais vidas sejam impactadas e experimentem do amor de Jesus e da Sua salvação. Com certeza, serão muitas novidades e ainda mais pessoas sendo alcançadas. De qualquer maneira, isso tudo só é a prova de um grupo comprometido com Deus e com a Sua Palavra e com o desejo de marcar essa geração.