amoreservicoABR17

Amor e serviço

Como o trabalho da FCG tem alcançado as pessoas e suprido as suas necessidades

amoreservico01ABR17“Quando for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa.” Essas foram as palavras do rei Salomão em Provérbios 3.27. E é exatamente para isso que a Fundação Comunidade da Graça existe, para fazer o bem a quem precisa, ou, como diz a sua missão, para assistir o próximo em suas necessidades básicas de saúde, educação e bem-estar social, a fim de que se torne um cidadão pleno.

Já são mais de 20 anos trabalhando para garantir direitos, dar voz a quem não tem, promover justiça e espalhar o amor de Deus a todas as pessoas. Isso tudo através de dezenas de programas que atendem a cada necessidade específica: Policlínica Cáritas, Viva Leite, Colégio da Comunidade, SASF, Programa Saber, Escola de Moda, e tantos outros.

amoreservico03ABR17Para a Michelle Bleco, os dois anos de atendimento na Policlínica Cáritas tem feito toda a diferença na sua casa. “A FCG tem um grande papel na minha família. Se não fosse pelo serviço que temos lá seria muito difícil para mim, não sei como seria para o meu filho”, conta.

Até hoje, são mais de 1,1 milhão de pessoas atendidas pela Policlínicas, 220 mil por ano. E isso só é possível por causa do trabalho voluntário de profissionais de diversas áreas da saúde: pediatria, psicologia, ginecologia, odontologia, fonoaudiologia e psicopedagogia. Quatro horas semanais de trabalho de cada um desses profissionais atende mais de 320 pacientes em um ano. São 320 vidas cuidadas e com seus direitos garantidos.

amoreservico02ABR17Quando fala do trabalho da Policlínica, dona Maria se emociona: “É aqui que eu pego o remédio que cura a minha neta. Na farmácia ele custa 400 reais, e nós não temos condição de pagar. A Fundação ajuda a mim e a muita gente.”

E não é só na área da saúde. Muitas pessoas têm também encontrado novas oportunidades, como uma especialização, uma profissão. Andréa Nogueira conheceu a FCG dentro do presídio onde cumpria pena. Quando saiu, recebeu ajuda para poder recomeçar. “Eles sempre me deram muita força. Eu faço o curso de corte e costura e estou gostando muito. São coisas que parecem tão simples, mas nos ajudam a ver que temos capacidade. É muito importante para mim.”

amoreservico04ABR17A cada voluntário que oferece seus conhecimentos e habilidades, 10 pessoas conseguem uma nova oportunidade de emprego, 10 famílias conseguem sustento.

Hoje, a Fundação conta com mais de 320 colaboradores e mais de 180 voluntários. Já foram mais de 50 mil cestas básicas distribuídas, 11 mil alunos recebendo a melhor educação e mais de mil pessoas capacitadas todos os anos para o mercado de trabalho. Isso sem contar as mulheres vítimas de violência doméstica que recebem abrigo e atendimento psicológico, as milhares de famílias que recebem leite, as pessoas que aprendem a ler e a escrever através do Programa Saber, e tantos outros.

amoreservico05ABR17Isso tudo é o resultado do trabalho daqueles que têm buscado viver de acordo com aquilo que a Bíblia nos fala, que entenderam as palavras do rei Salomão, os ensinamentos de Jesus e que fazem o que podem para ajudar a quem precisa.

A melhor maneira de ajudar é doando. E você também pode fazer isso. Para ser a resposta para aqueles que enfrentam situações de vulnerabilidade, pobreza, desigualdade e injustiça social, é só doar o que você tem: seu tempo, suas habilidades, seus recursos. Lembre-se de que, assim como diz 1 João 4.19-20, o nosso amor a Deus se expressa pelo nosso serviço ao próximo.

Então, o que você pode fazer?

Acesse o site da Fundação Comunidade da Graça para conhecer todos os programas ou, caso queira se voluntariar, entre em contato pelo telefone (11) 2672-1201 ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (fale com a Kátia). Seja a resposta!